Reflexão do Evangelho 21/09/2020

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 21 de setembro (Mt 9,9-13): “Vocação de Mateus”
Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: «Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?». Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores».
 
COMENTÁRIO: Deus é quem chama. Para seguir Jesus de modo permanente não basta a própria determinação do homem, mas se requer, absolutamente, o chamamento individual por parte do Senhor; isto é, a graça da vocação. Esse chamamento implica a prévia escolha divina. Por outras palavras, não é o homem quem toma a iniciativa; pelo contrário, é Jesus quem chama primeiro e o homem corresponde a esse chamado com a sua livre decisão pessoal: «Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi a vós» (Jo 15,16). Deve pôr-se em relevo a prontidão com que Mateus «segue» o chamado de Jesus. Diante da voz de Deus pode entrar na alma a tentação de responder: «Amanhã, ainda não estou preparado». No fundo esta e outras razões não são mais que egoísmo e medo, além de que o medo pode ser um sintoma a mais do chamamento (Jo 1). Amanhã corre-se o risco de ser demasiado tarde! Como o dos outros apóstolos, o chamamento de São Mateus dá-se no meio das circunstâncias normais da sua vida: «Deus te foi procurar no exercício da sua profissão?» Foi assim que procurou os primeiros: Pedro, André, João e Tiago, junto das redes; Mateus, sentado à mesa dos Impostos… «E — assombra-te! — Paulo, no seu afã de acabar com a semente dos cristãos» (Caminho, nº 799).
 
Leia a Bíblia: “Segue-me!” Como foi atraente o convite de Jesus, cativando o cobrador de impostos Mateus. O convite de Jesus sempre é irrecusável…
São Mateus, apóstolo e evangelista, rogai por nós!
Tenha uma abençoada semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler

LOJA VIRTUAL

(Clique na imagem para acessar)

fechar
Comece a digitar para ver as postagens que está procurando.
Voltar Ao Topo