Reflexão do Evangelho 21/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Evangelho de hoje, 21 de setembro (Mt 9,9-13): “Vocação de Mateus”
Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: «Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?». Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores».

COMENTÁRIO: «Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores»! Hoje celebramos a festa do apóstolo e evangelista São Mateus. Mateus chega ao grupo dos Doze como um homem totalmente diferente dos outros apóstolos, tanto pela sua formação como pela sua posição social e riqueza. Seu ofício, de coletor de impostos, era malvisto. Aqueles que o exerciam eram considerados publicanos e pecadores. Estava a serviço do rei Herodes, senhor da Galileia, um rei detestado pelo seu povo e que o Novo Testamento se nos apresenta como um adúltero, o assassino de João Batista e aquele que escarneceu Jesus na Sexta Feira Santa. O que pensaria Mateus quando ia render contas ao Rei Herodes? Sua conversão deveria supor uma verdadeira libertação, como demonstra o banquete onde convidou publicanos e pecadores. Foi a sua maneira de demonstrar agradecimento ao Mestre por ter podido sair de uma situação miserável e encontrar a verdadeira felicidade. São Beda, o Venerável, comentando a conversão de Mateus, escreve: «A conversão de um coletor de impostos dá exemplo de penitência e de indulgência a outros coletores de impostos e pecadores. No primeiro instante da sua conversão, atrai até Ele, isto é, até a salvação, um grupo inteiro de pecadores». Na sua conversão se faz presente a misericórdia de Deus e se vê como ela se manifesta nas palavras de Jesus frente à crítica dos fariseus: «não é a justos que vim chamar, mas a pecadores»!

Leia a Bíblia: “Segue-me!” Como foi atraente o convite de Jesus, cativando o cobrador de impostos Mateus. O convite de Jesus sempre é irrecusável…
São Mateus, apóstolo e evangelista, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler