Reflexão do Evangelho 22/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 22 de setembro (Lc 9,7-9): «A curiosidade de Herodes»
Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: «Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?» E procurava ver Jesus.

COMENTÁRIO: «[Herodes] procurava ver Jesus». Deus está em toda a parte, inteiríssimo, imenso. Em toda a parte, está próximo, de acordo com o testemunho que dá de Si mesmo: «Sou um Deus próximo, e não um Deus distante» (Jer 23,23). O Deus que buscamos não mora longe de nós. Habita em nós como a alma no corpo, se formos para Ele membros sãos que o pecado não matou. «N’Ele», diz o apóstolo Paulo, «temos a vida, o movimento, o ser» (At 17,28). Mas quem poderá seguir o Altíssimo até ao seu ser inexprimível e incompreensível? Quem perscrutará as profundezas de Deus? Quem se arriscará a discutir a origem eterna do Universo? Quem se glorificará de conhecer o Deus infinito que tudo enche e tudo envolve, tudo penetra e tudo transcende, tudo abraça e de tudo Se esconde, Ele que «jamais alguém viu» tal qual é? (1Tim 6,16). Que ninguém tenha, pois, a presunção de sondar a impenetrável profundidade de Deus, o quê, o como, o porquê do seu ser. Pois isso não pode ser expresso, nem perscrutado, nem penetrado. Crê simplesmente, mas com força, que Deus é como foi e como será, pois, n’Ele não há mudança (São Columbano, monge, fundador de mosteiros).

Leia a Bíblia: “São João Crisóstomo, ao comentar o Evangelho de hoje numa de suas homilias, diz que é típico do pecador ser atormentado pelos fantasmas dos próprios crimes”.
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler