Reflexão do Evangelho 23/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 23 de setembro (Lc 9,18-22): «Quem é Jesus para você?»
Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com Ele. Então, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou». Mas Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que eu sou?». Pedro respondeu: «O Cristo de Deus». Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: «É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar».

COMENTÁRIO: «Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus». Os contemporâneos de Jesus não tinham ideia clara sobre quem Ele era. Evocam João Batista, Elias ou algum dos antigos Profetas. Os apóstolos, pela voz de Pedro, respondem corretamente “O Cristo de Deus!”. Mas a Pedro falta compreender que tipo de Messias é Jesus. Não o valente guerreiro que vem para expulsar os ocupantes romanos. Não alguém que vai triunfar pela força e pelo poder. Jesus é o Messias, manso e humilde, que dará sua vida para resgatar da escravidão do pecado a humanidade inteira. Vendo que os apóstolos não estavam em condições de entender sua verdadeira identidade, Jesus os proíbe de contar a alguém a revelação feita por Pedro. A partir da ressurreição, as pessoas saberão quem de fato é “o Messias de Deus”. Por ora, o Messias encaminha-se para a morte na Cruz! Estamos dispostos a avançar para Jerusalém? Somente com Ele e Nele? O caminho é longo e árduo! A “Porta” é estreita, mas vale a pena. Hoje, também Jesus quer de nós o conhecimento aprofundado da Sua pessoa, para que, como Pedro, tenhamos a convicção no Espírito Santo e possamos também afirmar: “Tu és o Cristo de Deus!”.

Leia a Bíblia: “Jesus é Verbo que se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).
São Pio de Pietrelcina (Padre Pio), rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler