Reflexão do Evangelho 22/10/2025

Evangelho de hoje, 22 de outubro (Lc 12,39-48): «Estejam preparados, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor virá!»
Disse Jesus aos seus discípulos: Ficai certos: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que fosse arrombada sua casa. Vós também ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. Então Pedro disse: Senhor é para nós ou para todos que contas esta parábola? O Senhor respondeu: Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade, vos digo: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Ora, se um outro servo pensar: Meu senhor está demorando e começar a bater nos criados e nas criadas, a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. O servo, porém, que não conhecendo essa vontade fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!

COMENTÁRIO: «Estai […] preparados. Na hora em que não pensais, virá o Filho do homem». Jesus diz-lhes isto para que os discípulos estejam vigilantes, para que estejam sempre preparados. Se lhes diz que virá quando menos O esperam, é porque quer levá-los a praticar a virtude com zelo e sem descanso. É como se lhes dissesse: «Se as pessoas soubessem quando vão morrer, estariam preparadas para esse dia». Mas o momento final da nossa vida é um segredo que escapa a cada homem. É por isso que o Senhor exige duas qualidades aos seus servos: que sejam fiéis, para não atribuírem a si mesmos aquilo que pertence ao seu Mestre, e que sejam avisados, para administrarem convenientemente tudo aquilo que lhe foi confiado. Estas são, pois, as duas qualidades necessárias para estarmos preparados para a chegada do Mestre. Porque, como não sabemos qual é o dia do nosso encontro com Ele, dizemos para conosco: «O meu Senhor tarda em vir». O servo fiel e avisado não tem tal pensamento. Ó infeliz, que pensas que o teu senhor se demora: imaginas que, por isso, ele não virá? A sua vinda é certa. Porque não estás vigilante à sua espera? Não, o Senhor não está demorando: esse atraso só existe na imaginação do mau servo (São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja).

Orai sem cessar: “Vigia esperando aurora, qual noiva esperando o amor, é assim que o servo espera, a vinda do seu Senhor!”
São João Paulo II, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler