Reflexão do Evangelho 23/10/2025

Evangelho de hoje, 23 de outubro (Lc 12,49-53): «O amor ardente de Deus pelos homens!»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Fogo Eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo Eu devo receber, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Pensais que Eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, Eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra».

COMENTÁRIO: «Eu vim trazer o fogo à terra!» Violenta-te (Mt 11,12), esforça-te por imitar a humildade de Cristo, para que se torne cada vez mais forte o fogo que Ele acendeu em ti, esse fogo pelo qual são consumidos todos os impulsos deste mundo que destroem o homem novo e maculam as moradas do Senhor santo e poderoso. Porque eu afirmo com São Paulo que «nós somos o templo do Deus vivo» (2Cor 6,16). Por isso, purifiquemos esse templo «como Ele é puro» (1Jo 3,3), para que Ele tenha desejo de aí morar; santifiquemo-lo porque Ele é santo (1Pe 1,16); ornamentemo-lo com todas as obras boas e dignas. Enchamos o templo do repouso da sua vontade, como de um perfume, através da oração pura, da oração do coração, que é impossível de alcançar se nos entregarmos continuamente aos impulsos deste mundo. Assim, a nuvem da sua glória cobrirá a nossa alma e a luz da sua grandeza brilhará no nosso coração (1Rs 8,10). Todos aqueles que permanecem na casa de Deus serão repletos de alegria e rejubilarão. Mas os insolentes e os ignóbeis desaparecerão sob o fogo do Espírito Santo (Isaac o Sírio [séc VII], monge).

Orai sem cessar: “É pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação!” (Eclo 2,5)
São João de Capistrano, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler