Evangelho de hoje, 22 de novembro (Lc 19,45-48): “O zelo pela tua casa me consumirá”
Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: «Está escrito: “Minha casa será casa de oração”. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões». Todos os dias, Ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-Lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-Lo falar.
COMENTÁRIO: «Está escrito: Minha casa será casa de oração». O pátio do Templo, um espaço intermediário entre o mundo profano e o Santo dos Santos, era um limiar que só os israelitas podiam ultrapassar, proibido aos “não-povo”. Exatamente esse espaço sagrado fora transformado em mercado, onde se mesclavam os balidos das ovelhas, o fedor do estrume e o tinir das moedas dos mercadores. Na expressão do Mestre, “um covil de ladrões”. O lugar que devia estar cheio da glória de Deus, entre os arpejos das cítaras e as nuvens do incenso, tornara-se vazio de adoração, vazio de louvor, vazio de glória. Em seu lugar, a ambição, a exploração, a cupidez. Ainda hoje, continua permanente o risco de transformar os templos em bazares. Trocar o Senhor por ídolos. Vender a graça de Deus. Fabricar amuletos. Ainda hoje há quem vá ao templo (com vestes extravagantes) à procura de bens materiais, vantagens econômicas, sucesso profissional. Não mais a terra sagrada onde se descalçam as sandálias, mas o supermercado da graça onde se espreme a divindade para mamar o seu leite…
Orai sem cessar: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós.” (1Cor 3,17).
Santa Cecília, virgem e mártir, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos seus Ungidos!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏