Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 23 de fevereiro (Lc 9,22-25): «Quinta-feira depois de Cinza»
“É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?”.
COMENTÁRIO: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me». O Senhor Deus entregou o seu próprio Filho à morte de cruz pelo seu ardente amor pela criação. Não o fez porque não pudesse resgatar-nos de outro modo, mas porque quis manifestar dessa maneira o seu amor transbordante, para nosso ensinamento. Pela morte do seu Filho Unigênito, aproximou-nos Dele. Se tivesse outra coisa mais preciosa, ter-no-la-ia dado, a fim de Lhe pertencermos plenamente. Pelo seu grande amor por nós, não se compraz em violentar a nossa liberdade, embora tenha a possibilidade de o fazer, mas preferiu que chegássemos a Ele pelo amor àquilo que podíamos compreender. Pelo seu grande amor por nós e por obediência a seu Pai, Cristo aceitou alegremente os insultos e as dores. Do mesmo modo, quando os santos se tornam perfeitos, alcançam uma perfeição semelhante a essa: ao derramarem abundantemente o seu amor e a sua compaixão sobre todos os homens, tornam-se semelhantes a Deus (Isaac o Sírio (século VII), monge perto de Mossul).
A Quaresma é um tempo propício para nos lembrarmos de uma verdade que tem sido cada vez mais abafada e deixada de lado: não há Ressurreição sem as dores da Paixão e a morte na Cruz!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏💜Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!