Reflexão do Evangelho 23/04/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 23 de abril (Jo 10,22-30): «Eu e o Pai somos Um!»
Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus andava pelo templo, no pórtico de Salomão. Os judeus, então, o rodearam e disseram-lhe: «Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!» Jesus respondeu: «Eu já vos disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu pai dão testemunho de mim. Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um».

COMENTÁRIO: «Eu e o Pai somos um. A Trindade!» O Pai é aquilo que é e é nisso que temos de acreditar. Mas a nossa mente tem dificuldade em alcançar o Filho, e hesitamos em dizer o que quer que seja. Com efeito, Ele é a geração do que não foi gerado, o único nascido do único, o verdadeiro saído do verdadeiro, o vivo nascido do vivo, o perfeito vindo do perfeito, o poder do poder, a sabedoria da sabedoria, a glória da glória, «a imagem do Deus invisível» (Col 1,15). Como havemos de compreender a geração do Filho único que não foi gerado? Não se trata de uma fratura nem de uma divisão: «O Pai está em Mim, e Eu estou no Pai» (Jo 10,38). Não é uma adoção, pois o Filho, que é o verdadeiro Filho de Deus, afirma: «Quem Me vê, vê o Pai» (Jo 14, 9). Ele não veio à existência como os outros seres, em obediência a uma ordem, pois tem em Si mesmo a vida, como Aquele que o gerou tem a vida em Si mesmo (Jo 5,26). Ele é perfeito, Ele que provém do Perfeito, pois Aquele que tudo possui tudo Lhe deu. O Pai e o Filho detêm ambos o segredo deste nascimento (Santo Hilário, bispo de Poitiers, doutor da Igreja).

Reflexão: “Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem!”
São Jorge e Santo Adalberto, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler