Reflexão do Evangelho 24/04/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 24 de abril (Jo 12, 44-50): «Quem Me vê, vê Aquele que Me enviou!»
Jesus exclamou: «Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse».

COMENTÁRIO: Cristo, o Verbo Encarnado, é um com o Pai (Jo 10,30); é «o esplendor da Sua glória» (Heb 1,3), «a imagem perfeita do Deus invisível» (Col 1,15). Em Jo 14,9 Jesus Se exprime quase com as mesmas palavras ao dizer: «Aquele que Me viu a Mim viu o Pai». Ao mesmo tempo em que fala da unidade com o Pai, aparece de forma clara a distinção entre as Pessoas divinas: o Pai, que envia, e o Filho, que é enviado. Na Santíssima Humanidade de Cristo está como que escondida a Sua Divindade, que possui com o Pai na unidade do Espírito Santo (Jo 14,7-11). Em teologia costuma chamar-se «circuminsessão» a realidade divina pela qual, em virtude da unidade entre as três Pessoas da Santíssima Trindade, «o Pai está todo no Filho, todo no Espírito Santo; o Filho está todo no Pai, todo no Espírito Santo; o Espírito Santo está todo no Pai, todo no Filho». Cristo veio salvar o mundo oferecendo-Se em sacrifício pelos nossos pecados e trazendo-nos a vida sobrenatural (Jo 3,17). Mas, ao mesmo tempo, foi constituído Juiz de vivos e mortos (At 10,42): Dará a Sua sentença no juízo particular que acontece imediatamente depois da morte (Heb 9,27), e no fim dos tempos – na Sua segunda vinda ou Parusia, no juízo universal (Jo 5,22; 8,15-16).

Orai sem cessar: «Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou na sua totalidade. ‘Cheio de graça e de verdade’ (Jo 1,14), Ele é a ‘luz do mundo’ (Jo 8, 12). Quem Nele crê não fica nas trevas» (CIC, nº 2.466)
São Fidélis (Fiel) de Sigmaringa, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler