Reflexão do Evangelho 25/04/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Festa de São Marcos, Evangelista
Celebramos hoje a festa de São Marcos, Evangelista. Além de ser o autor do segundo Evangelho, Marcos foi também companheiro de São Paulo em suas viagens apostólicas e, por seus conhecimentos de grego, ajudante pessoal de São Pedro, servindo-lhe de intérprete e tradutor.

Evangelho de hoje, 25 de abril (Mc 16,15-20): «Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus»
Jesus apareceu aos onze discípulos e disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados». Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam».

COMENTÁRIO: Celebramos hoje a festa de São Marcos, evangelista e ajudante de São Pedro, príncipe dos Apóstolos, a quem serviu de tradutor e intérprete em língua grega e cuja pregação entre os gentios, sobretudo os de Roma, constitui a matéria do segundo Evangelho canônico. De fato, sabemos por inúmeros testemunhos antigos (por exemplo, Eusébio de Cesaréia, Hist. Eccl. II, 15; III, 39) que Marcos, a quem os escritos dos Novo Testamento aludem também com o nome de João (At 12, 12.25; 13, 5.13; 15, 37ss), foi discípulo e companheiro apostólico de Pedro (1Pd 5, 13), cujas palavras e sermões, referentes à doutrina e à vida de Cristo, pôs diligentemente por escrito. Nisto se destaca uma das tantas virtudes em razão das quais a Igreja o venera e propõe à imitação dos fiéis, a saber: sua fidelidade à fé apostólica. Fidelidade essa, no entanto, em que ele, como todos os outros santos, teve de amadurecer e ser provado. Uma antiga tradição identifica-o com o jovem coberto de pano de linho a que ele mesmo se refere em seu Evangelho, ao narrar a prisão de Jesus (Mc 14, 51). Aquele medroso adolescente, que fugiu tão logo prenderam o Senhor, venceu pouco a pouco, com a ajuda da graça, seus temores e receios humanos, até ao ponto de se tornar secretário do primeiro Papa e, já ancião e maduro na fé, patriarca da igreja de Alexandria (Eusébio de Cesaréia, Hist. Eccl. II, 16; S. Jerônimo, De vir. ill., 8), onde selou com o próprio sangue sua fidelidade a Cristo, nosso Salvador.

Orai sem cessar: “Que São Marcos, do alto de sua cátedra no céu, interceda a favor de toda a Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana, assistindo-a com seu patrocínio e enriquecendo-a ainda hoje com os frutos de sua pregação.”
São Marcos, Evangelista, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler