Reflexão Do Evangelho 23/08/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 23 de agosto (Mt 13,44-46): «Como encontrar o Reino dos Céus»
Disse Jesus aos seus discípulos: «O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo». «O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola»…
 
COMENTÁRIO: O tesouro escondido no campo das Escrituras! Cristo estava presente a todos aqueles a quem Deus, desde o início, comunicou a sua Palavra, o seu Verbo. Quem ler a Escritura nessa perspetiva encontrará expressões que falam de Cristo e prefiguração do novo chamamento. Pois é Ele o tesouro escondido no campo, isto é, no mundo, é o tesouro escondido nas Escrituras, pois foi assinalado por símbolos e parábolas que, humanamente falando, não podiam ser compreendidas antes do cumprimento das profecias, ou seja, antes da vinda do Senhor. Por isso foi dito ao profeta Daniel: «Guarda isto em segredo e conserva selado este livro até ao tempo final». E Jeremias também disse: «Compreendê-los-eis plenamente no futuro». Lida pelos cristãos, a Lei é um tesouro que foi escondido no campo, mas que a cruz de Cristo revelou e explicou: ela manifesta a sabedoria de Deus, dá conhecer os seus desígnios com vista à salvação do homem, prefigura o Reino de Cristo, anuncia antecipadamente a Boa Nova da herança da Jerusalém santa, prediz que o homem que ama a Deus progredirá até chegar a vê-lo e a escutar a sua palavra, e será glorificado por essa palavra. Foi assim que o Senhor explicou as Escrituras aos seus discípulos depois da ressurreição, provando-lhes, através delas, que «o Messias tinha de sofrer essas coisas para entrar na sua glória» (Lc 24,26). Portanto, quem ler as Escrituras desta maneira será um discípulo perfeito «semelhante a um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro» (Santo Ireneu de Lyon, bispo, teólogo, mártir).
 
Jesus é um tesouro escondido, um bem inestimável que poucas almas sabem encontrar, porque Ele está escondido e o mundo ama aquilo que brilha! (Sta Teresinha)
Santa Rosa de Lima, rogai por nós, pelos excluídos e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler