Reflexão do Evangelho 24/09/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 24 de setembro (Lc 9,18-22): «E vós quem dizeis que Eu sou?»
Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com Ele. Então, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou». Mas Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que eu sou?». Pedro respondeu: «O Cristo de Deus». Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: «É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar».
 
COMENTÁRIO: Hoje, no Evangelho, há dois interrogantes que o mesmo Maestro formula a todos. O primeiro interrogante pede uma resposta estatística, aproximada: «Quem dizem as multidões que eu sou?». Faz que giremos ao redor e contemplemos como resolvem a questão os outros: os vizinhos, os colegas de trabalho, os amigos, os familiares mais próximos… Olhamos o entorno e nos sentimos mais ou menos responsáveis ou próximos, depende dos casos, de algumas dessas respostas que formulam quem têm relação conosco e com nosso âmbito, as pessoas… E a resposta nos diz muito, informa-nos, situa-nos e faz que tomemos consciência daquilo que desejam, precisam, buscam os que vivem ao nosso lado. Ajuda-nos a sintonizar, a descobrir com o outro, um ponto de encontro para ir além… Há uma segunda interrogação que pede por nós: «E vós, quem dizeis que eu sou?». É uma questão fundamental que chama à porta, que mendiga a cada um de nós: uma adesão ou uma rejeição; uma veneração ou uma indiferença; caminhar com Ele e Nele ou finalizar numa aproximação de simples simpatia… Esta questão é delicada, é determinante porque nos afeta. Que dizem nossos lábios e nossas atitudes? Queremos ser fiéis àquele que é e dá sentido ao nosso ser? Há em nós uma sincera disposição a segui-lo nos caminhos da vida? Estamos dispostos a acompanhá-lo à Jerusalém da cruz e da glória? «É um caminho de cruz e ressurreição. A cruz é a exaltação de Cristo. Disse-o Ele mesmo: Quando Eu for levantado, atrairei todos para mim. A cruz, pois, é glória e exaltação de Cristo» (S. André de Creta). Estamos dispostos avançar para Jerusalém? Somente com Ele e Nele? O caminho é longo e árduo. A “Porta” é estreita, mas vale a pena…
 
Leia a Bíblia: “Jesus é Verbo que se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler