Reflexão do Evangelho 25/09/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 25 de setembro (Lc 9,43-45): «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens»
Todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia. Então Ele disse aos discípulos: «Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens». Mas eles não compreendiam essa palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
 
COMENTÁRIO: Jesus Cristo insiste em anunciar a Sua Paixão e Morte. Primeiro veladamente (Jo 2,19; Lc 5,35) à multidão, e depois com mais clareza aos discípulos (Lc 9,22). Esses, contudo, não entendem as Suas palavras, não porque não sejam claras, mas pela falta das disposições adequadas. Comenta São João Crisóstomo: «Ninguém se escandalize ao contemplar uns Apóstolos tão imperfeitos, porque ainda não tinha chegado a Cruz nem lhes tinha sido dado o Espírito Santo». O anúncio da paixão não entra na cabeça dos discípulos. Esse tipo de informação não se enquadra com o que eles esperavam de Jesus. Não conseguem conciliar poder com fraqueza: como pode cair “nas mãos dos homens” aquele que expulsa as forças malignas? Para eles, era incompreensível essa espécie de contradição. Só entenderão após a ressurreição, quando Jesus “abrirá a inteligência deles, para compreenderem as Escrituras. Então lhes dirá: ‘Está escrito que o Messias tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia’” Os discípulos de Jesus ainda estavam presos ao ideal de um Messias comum ao pensamento daquela época, um guerreiro que pudesse reconduzir o povo de Israel ao brilho de um reino humano, à semelhança dos outros reinos, por isso, também, não entendiam a advertência do Mestre.
 
Leia a Bíblia: Jesus Cristo, nosso salvador, que destruiu a morte, suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho!” (II Tim 1,10)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler