Evangelho de hoje, 24 de outubro (Lc 12,54-59): “Saber discernir os sinais dos tempos”
Jesus dizia também às multidões: Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
COMENTÁRIO: Como não saber o tempo? Todo o tempo, Deus espera por nós e pelos frutos do Espírito em nossa vida. Mas esse tempo há de acabar, é limitado, tem um fim. Chegado o fim, não haverá outro recurso a não ser cortar a “figueira”. Assim sendo, não podemos acusar a Deus (representado na figura do dono da vinha) de impaciente ou sem misericórdia. Ao contrário, nada mais justo que esperar pelos frutos de seu “investimento” em nossa vida. Em Isaías 5, o Profeta nos dá o “canto de amor” a respeito da vinha (Israel), que se recusara a dar frutos: depois de cavar a terra, limpá-la das pedras e plantar cepas escolhidas, o “dono”, ainda, a cercou, ergueu uma torre e construiu um lagar, pois esperava fabricar o seu vinho. No tempo da colheita, a uva não prestava, só dava vinagre. O que fazer? Sua cerca será arrancada e os javalis a pisarão. Ali crescerão apenas cardos e espinhos. Nem mesmo a chuva há de regá-la… A vinha predileta não correspondera ao amor! E nós? Estamos correspondendo ao Amor que foi investido em nós?
Orai sem cessar: “Maranatha! Vem, Senhor Jesus!”
Santo Antônio Maria Claret e Beata Eugênia Ravasco, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏

