Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 24 de dezembro (Lc 1,67-79): “Benedictus – O cântico de Zacarias”
Naquele tempo, Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de nos salvar dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz».
COMENTÁRIO: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo». O Benedictus (cântico de Zacarias) pode se dividir em duas partes: na primeira, Zacarias dá graças a Deus porque enviou o Messias Salvador, segundo tinha prometido aos Patriarcas e aos Profetas de Israel desde tempos antigos. Na segunda parte profetiza a missão de seu filho como arauto do Altíssimo e precursor do Messias, manifestando a misericórdia de Deus que se revela na vinda de Jesus. O cântico de Zacarias é um verdadeiro hino de louvor e gratidão ao Deus Todo Poderoso que nos concedeu a Salvação em Jesus Cristo, nosso Senhor. A salvação de Jesus é para todos os dias da nossa vida e não apenas para depois da nossa morte. Portanto, hoje mesmo, todo aquele que crer em Jesus e proclamá-Lo Senhor, terá a sua vida transformada. A experiência com Jesus nos faz criaturas novas, pelo poder do Espírito Santo que age em nós e nos dá uma nova mentalidade. Que o Sol da justiça dirija os nossos passos rumo a verdadeira felicidade. Você tem louvado a Deus pela sua vida, sua família, sua saúde, seu trabalho e por tudo o que Deus te deu? Tem louvado a Deus por Ele ter nos dado seu Filho único para nos salvar?
Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
O «Sol nascente» é o Messias, Jesus Cristo, descido do céu para nos iluminar com a Sua luz, «sol de justiça, que trará nos seus raios a salvação!»
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏🌲Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!