Reflexão do Evangelho 25/05/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 25 de maio (Mc 10,28-31): «Eis que deixamos tudo e te seguimos»
Pedro começou a dizer a Jesus: «Olha, nós deixamos tudo e te seguimos». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do Evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições e, no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros».
 
COMENTÁRIO: Jesus Cristo exige a virtude da pobreza a todo cristão; também exige a austeridade real e efetiva na posse e uso dos bens materiais. Mas aos que receberam um chamamento específico para o apostolado, como é o caso dos Doze, exige um desprendimento absoluto de bens: riquezas, tempo, família, etc., em razão da sua disponibilidade para o serviço apostólico, à imitação de Jesus Cristo que, sendo o Senhor de todo o universo, Se fez pobre até não ter onde reclinar a cabeça. A entrega de todos esses bens pelo Reino dos Céus traz consigo a libertação do peso deles: é como o soldado que se despoja de um impedimento ao entrar em combate para estar mais ágil de movimentos. Isto produz certo domínio sobre todas as coisas: já não se é escravo delas e experimenta-se aquela sensação a que aludia São Paulo: «como nada tendo, mas possuindo tudo» (2 Cor 6,10). O cristão que dessa maneira se despojou do egoísmo, adquiriu a caridade, e com ela todas as coisas são suas: «Tudo é vosso, vós sois de Cristo e Cristo de Deus» (1Cor 3,22-23). Todavia, o prêmio de tudo pôr em Cristo, não será recebido plenamente só na vida eterna, mas já nesta vida. Jesus Cristo fala de uma maneira simples do cem por um, que já receberá aqui quem abandonar generosamente as suas coisas.
Deus me basta? Preenche a minha vida? Ou ainda preciso de algo mais para ser feliz?
 
Orai sem cessar: “Põe tua esperança no Senhor!” (Sl 130,3)
São Beda, Santa Maria Madalena de Pazzi e São Gregório VII, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler