Reflexão do Evangelho 25/05/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 25 de maio (Jo 16,12-15): «Sem o Espírito, nada entendemos»
Disse Jesus aos seus Discípulos: «Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar».

COMENTÁRIO: «O Espírito da verdade vos guiará para a verdade plena!» «Quem conhece os segredos do homem, a não ser o espírito do homem que está nele? De igual modo, ninguém conhece os segredos de Deus, a não ser o Espírito de Deus» (1Cor 2,11). Não tardes em se comunicar com o Espírito Santo. Ele Se torna presente logo que é invocado e, se O invocamos, é porque Ele já está presente. Ao ser chamado, vem; e chega na abundância das bênçãos divinas. É Ele o rio impetuoso que alegra a cidade de Deus (Sl 45,5). Se te encontrar humilde e sem preocupações, temente à palavra de Deus, ficará em ti e revelar-te-á o que Deus esconde aos sábios e aos entendidos deste mundo (Mt 11,25). Então, começarão a brilhar para ti todas as verdades que a Sabedoria disse aos discípulos quando estava neste mundo, mas que eles não puderam entender antes da vinda do Espírito da verdade, que lhes ensinaria toda a verdade. Assim como os que adoram a Deus devem adorá-lo «em espírito e em verdade» (Jo 4,24), também os que desejam conhecê-lo só no Espírito Santo devem procurar a inteligência da fé. No meio das trevas e da ignorância desta vida, Ele é, para os pobres em espírito (Mt 5,3), a luz que ilumina, a caridade que atrai, a doçura que agarra a alma, o amor daquele que ama, a devoção daquele que é livre sem reservas. É Ele quem, de convicção em convicção, revela aos crentes a justiça de Deus; Ele dá graça sobre graça (Jo 1,16) e, quando encontra fidelidade na escuta da Palavra, concede a fé da iluminação (Guilherme de Saint-Thierry, monge beneditino, depois cisterciense).

Orai sem cessar: “Enviai o vosso Espírito Senhor, e renovareis a face da terra!” (Sl 103,30).
São Beda, São Gregório 7º e Santa Maria Madalena de Pazzi, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia e da guerra na Ucrânia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom! Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler