Reflexão do Evangelho 26/05/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 26 de maio (Jo 16,16-20): «Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo»
Disse Jesus aos seus discípulos: Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo. Alguns dos seus discípulos comentavam: «Que significa isto que ele está dizendo: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’?». Diziam ainda: «O que é esse ‘pouco’? Não entendemos o que ele quer dizer». Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: «Estais discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria».

COMENTÁRIO: «A vossa tristeza converter-se-á em alegria». De que nos serve cair na aflição, a nós que não cessamos de rezar e de cantar, se aqueles que não rezam nem velam estão cheios de alegria, rejubilam, prosperam e passam à vontade por esta vida? Como diz o profeta: «Eis que se construíram casas estrangeiras e vemo-las felizes»; e acrescenta: «Tais são as coisas que os servos de Deus denunciavam» (Ml 3,15-16), eles que sabem. Temos de perceber, contudo, que aqueles que são afligidos, aqueles que são duramente atormentados, aqueles que, por tantas provas, trazem em si o testemunho do seu Mestre, nada sofrem que possa surpreendê-los. Pois eles ouviram anunciar no Evangelho: «Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará». Mais um pouco, porém, e Eu visitar-vos-ei através do Consolador, dissiparei o vosso desânimo, reanimar-vos-ei com o pensamento da vida e do repouso celestes, e com as doces lágrimas que vos faltaram nos poucos dias em que fostes tentados. Dar-vos-ei o seio da minha graça, como a mãe dá o seio ao bebê que chora. A vós, que ficastes esgotados com os combates, fortificar-vos-ei pelo poder do alto. A vós, que fostes cobertos de amargura, cumular-vos-ei de doçura, como Jeremias afirma nas Lamentações, quando fala da Jerusalém oculta em ti. Virei ver-vos, e o vosso coração rejubilará com esta visita secreta. A vossa aflição será mudada em alegria e ninguém poderá tirar-vos essa alegria (João Carpátio – século VII, monge e bispo).

Orai sem cessar: “Quem semeia entre lágrimas, colherá com alegria!” (Sl 125,5)
São Filipe Néri e Nossa Senhora de Caravaggio, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelo fim da Pandemia e da guerra na Ucrânia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler