Reflexão do Evangelho 27/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 27 de janeiro (Mc 4,35-41): «Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?»
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: «Passemos para a outra margem!”». Eles despediram as multidões e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: «Mestre, não te importa que estejamos perecendo?». Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: «Silêncio! Cala-te!» O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. Jesus disse-lhes então: «Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?». Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: «Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?».

COMENTÁRIO: O Evangelho de hoje relata esse episódio de Jesus e os seus discípulos e a tempestade no Mar da Galileia, ou Lago de Tiberíades. Vemos aí momentos de medo e tensão, insegurança e falta de fé. Quantas vezes, vivemos grandes tormentas em nossa vida, nos sentimos fracos, desanimados, sem forças, parece que vamos perecer diante de tantos problemas, angústias, medos, provações. Mas como vencer tudo isso? Onde buscar forças diante de tantas adversidades? Em Deus temos todas essas respostas, pois nessa passagem, entendemos que só Jesus pode acalmar as tempestades de nossa vida, mesmo quando nossa fé é pequena e pensamos que vamos perecer, Ele nos salva e nos levanta, não nos deixa afundar! Confiemos em Jesus, por mais que as ondas estejam altas e nos ameacem, Jesus é o Senhor de tudo, Ele é aquele que pode e quer nos acalmar, pois Ele é aquele em quem o vento e o mar obedecem. Jesus tem poder para ordenar ao vento que estremece o mar o da nossa existência: “Silêncio! Cala-te!” Eis que tudo fica calmo quando nós confiamos em Jesus: os nossos medos desaparecem e nós conseguimos atravessar as tempestades, certos de que Jesus não está dormindo, Ele apenas espera a manifestação da nossa fé!

Orai sem cessar: “Não me abandoneis, Senhor. Ó meu Deus, não fiqueis longe de mim. Depressa, vinde em meu auxílio, Senhor, minha salvação!” (Sl 37,22-23)
Santa Ângela Mérici e Nossa Senhora do silêncio, rogai por nós nas nossas aflições, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler