Reflexão do Evangelho 28/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 28 de novembro (Lc 21,5-11): «Não ficará pedra sobre pedra»
Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: «Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído». Mas eles perguntaram: «Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?». Ele respondeu: «Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! e ainda: O tempo está próximo. Não andeis atrás dessa gente! Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim. E Jesus continuou: «Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu».

COMENTÁRIO: Disse Jesus: «Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! e ainda: O tempo está próximo! Não andeis atrás dessa gente! Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Este Evangelho mostra mais uma vez a atenção de Jesus para com seu rebanho. Ele diz: “Cuidado!” O Mestre tem em mente a facilidade com que as pessoas e comunidades podem ser vítimas de espertalhões e líderes mal intencionados que exploram a credulidade do povo. Ora, é diante de nossos olhos que desfila na televisão uma legião de falsos profetas que se apoiam no nome de Jesus Cristo, prometendo curas, sucesso financeiro e uma vida sem sofrimentos. Não é coisa nova. Ao longo da história, repetem-se os anunciadores do fim do mundo. Para “abrir os olhos” e seguir o alerta de Jesus precisamos observar quem está no centro de tudo na nossa vida. É a pessoa de Jesus Cristo? Se não for Jesus, vai mal! Mas existe um critério definitivo: a Cruz! Não existe cristianismo sem Cruz. Desde o êxodo de Israel, quando a Serpente de bronze foi erguida no madeiro, é para Jesus crucificado que devemos erguer nossos olhos. Só de Jesus nos vem a salvação. Se aparecer alguém prometendo cristianismo fácil, está mentindo. O ser humano sempre passou e sempre passará por provações e dificuldades: Guerras, revoluções, terremotos, fome, peste, miséria, divórcios, homicídios, uns se voltando contra os outros, porém, não devemos nos angustiar por causa dessas manifestações, mas precisamos estar sempre vigilantes…

Orai sem cessar: «Maranatha! Vem, Senhor Jesus!»
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler