Reflexão do Evangelho 27/10/2020

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 27 de outubro (Lc 13, 18-21): «A força oculta da Palavra de Deus»
Jesus dizia: A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos. Jesus disse ainda: Com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado.
 
COMENTÁRIO: O grão de mostarda e o fermento simbolizam a Igreja que, reduzida no princípio a um grupo de Apóstolos, se foi estendendo com a força do Espírito Santo até acolher nela todos os povos da terra. Jesus, com a parábola do grão de mostarda incita-os à fé e fá-los ver que a pregação do Evangelho se propagará apesar de tudo. Os mais débeis, os menores entre os homens, eram os discípulos do Senhor, mas como havia neles uma força grande, esta se desenvolveu por todo o mundo. Foi este pequeno grão de mostarda que Jesus escolheu para manifestar o aspecto do Reino de Deus, isto é, nas coisas espirituais, não podemos ficar presos àquilo que nossos olhos veem. O mais importante permanece sempre oculto. O mundo capitalista, alimentado de produção e consumo, de pragmatismo e eficiência, prefere os gestos grandiosos, as realizações “macro”. Deus é pobre. Deus é simples. Prefere a humildade. Trabalha sempre na sombra, como os 30 anos de vida oculta em Nazaré. A semente do amor de Deus foi plantada no jardim do nosso coração e, na medida em que nós nos damos conta da sua presença ele se vai tornando grandioso a ponto de extravasar para abrigar e alimentar a todos os que dele são carentes.
 
“Cada vez mais aumentava a multidão dos homens e mulheres que acreditavam no Senhor!” (At 5,14)
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler