Reflexão do Evangelho 28/04/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 28 de abril (Jo 3,31-36): «Quem crê no Filho tem a vida eterna»
Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.

COMENTÁRIO: A ira divina, um ato de amor! No Evangelho de hoje, Jesus nos diz que aquele que acredita no Filho possui já nesta terra o início da vida eterna de cuja plenitude gozará no século futuro; aquele, porém, que “rejeita o Filho”, não crendo em sua divindade e não aceitando a sua doutrina, “não verá a vida”, isto é, não será salvo, “pois a ira de Deus permanece sobre ele”. Ora, se Deus é amor (1Jo 4, 8) e quer que todos os homens se salvem (1Tm 2, 4), como explicar essas palavras aparentemente tão “duras” e “intransigentes”? Antes de tudo, é preciso ter em mente que Deus, ao nos amar, ama em nós Aquele que, gerado por Ele desde sempre e objeto de toda a sua complacência (cf. Mt 17, 5), é por nós acolhido e ao qual, pela graça, somos configurados. Além disso, é preciso lembrar que o pecado instaura entre o pecador e Deus uma relação de inimizade, já que leva aquele a subtrair-se ao amor e à obediência que por direito se devem a Este. No entanto, a fim de atrair para a casa paterna os seus filhos pródigos, Deus, cheio de justiça e misericórdia, permite que a sua ira, num ato de supremo amor, caia sobre os que O rejeitam. Permite, pois, que os pobres pecadores experimentem toda a amargura e toda a miséria de seus pecados para que, caídos em si, reconheçam que só terão verdadeira vida se retornarem à casa d’Aquele que, usando agora de sua divina ira, os tratou desde o princípio com paternal carinho e tem preparada para eles uma mansão de glória e bem-aventurança.

Orai sem cessar: “Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé!”
São Pedro Chanel e São Luís de Montfort, rogai por nós, pela Igreja, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pela paz na Ucrânia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler