Reflexão do Evangelho 28/07/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 28 de julho (Mt 13,47-53): “A rede lançada ao mar”
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?» — «Sim», responderam eles. Então Ele acrescentou: «Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas». Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

COMENTÁRIO: “Como uma rede jogada ao mar”. Mesmo entre os que creem verdadeiramente, existem peixes bons e peixes imprestáveis: os primeiros serão recolhidos nos cestos da eterna felicidade; os segundos, arrojados na fornalha do Inferno. Três coisas nos ensina esta parábola de Jesus: a) a essa mística rede, isto é, à Igreja Católica todos podem ter acesso, sejam bons ou maus, porque Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2, 4); b) no fim dos tempos, os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, para que estes gozem junto de Deus a glória dos santos, enquanto aqueles, lançados na fornalha de fogo, agonizem nos suplícios eternos; c) aí, haverá choro e ranger de dentes, isso é, o Inferno não só existe como é um lugar de verdadeiros tormentos para os réprobos, que livremente rejeitaram o tempo de misericórdia que aqui tiveram para, na rede da Igreja, se purificarem de suas imundícies. Como já foi considerado na parábola do joio, até o fim do mundo bons e maus hão de permanecer misturados na Igreja de Cristo; mas, no fim dos tempos, quando o Senhor vier para julgar, uns e outros serão definitivamente separados. A Igreja e os seus pastores não pregam novidades, mas a única verdade contida no tesouro da Revelação: o Evangelho, desde há dois mil anos, continua a ser a «boa nova».

Orai sem cessar: «As minhas palavras são espírito e são vida, e não podem ser ponderadas com base em critérios humanos. Não devem ser usadas para satisfazer a vã complacência, mas devem ser ouvidas em silêncio e devem ser recebidas com humildade» (Thomas de Kempis)
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler