Reflexão do Evangelho 29/07/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Celebramos hoje a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro, hospedeiros do Senhor

Evangelho de hoje, 29 de julho (Jo 11, 19-27): «Jesus, o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo!»

Naquela ocasião, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro d’Ele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires à Deus, Ele Te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

COMENTÁRIO: “Todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais!” Nós, seres humanos, ansiamos por viver em plenitude; talvez por isso nos parece difícil assumir a morte como realidade. A tristeza pela morte de Lázaro entristece, não somente a seus familiares, mas também a todos os seus conhecidos. O chamado de Jesus muda a história. Marta manifesta que se Jesus estivesse presente, poderia ter evitado a morte de seu irmão, porém, confessa que Deus lhe concederá tudo o que pedir. Esta é uma profissão de fé explícita, que não fica na tristeza pela morte de seu irmão. Marta não espera uma ressurreição mágica e imediata, e sim a ressurreição do último dia. Jesus valoriza esta compreensão e responde que Lázaro ressuscitará e que quem crê n’Ele, ainda que tenha morrido, viverá. Hoje vivemos em uma sociedade torturada pela morte e pela violência, uma verdadeira guerra. A violência deixa um rastro de caos e solidão. Milhões de vítimas no mundo estão à espera do encontro com o Senhor para afirmar que a morte não tem a última palavra e que a vida plena em Cristo é possível. Para tanto, é necessário crer como Marta: «Acredito que És a ressurreição, acredito que És a vida, acredito que quem acredita em Ti, ainda que tenha morrido, viverá; acredito que quem está vivo e acredita em Ti não morrerá para sempre».

A morte é a passagem da vida terrena à vida eterna. É por isso que os santos viam este acontecimento de uma perspectiva distinta da visão do mundo…

Santos Marta, Maria e Lázaro, hospedeiros do Senhor, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia e das guerras pelo mundo!
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler