Reflexão Do Evangelho 31/10/2020

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 31 de outubro (Lc 14,1.7-11):

«A exaltação dos humildes»
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então lhes contou uma parábola: «Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado».
 
COMENTÁRIO: «Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus e esses o observavam». A observação, como todas as ações internas e externas, varia conforme a motivação que a provoca, conforme ao que existe no coração do observador. Os fariseus, como diz o Evangelho diversas vezes, observam Jesus para Lhe acusar. E Jesus observa para ajudar, para servir, para fazer o bem. E, como uma mãe atenciosa, aconselha: «Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar». Jesus disse com palavras o que Ele é e o que leva em Seu coração: não procura ser honrado, mas honrar; não pensa em sua honra, mas na honra do Pai. Não pensa Nele, mas nos outros. Toda a vida de Jesus é uma revelação de quem é Deus: “Deus é amor”! Jesus é Mestre em obras e palavras. Nós cristãos queremos ser seus discípulos. Somente podemos ter a conduta do Mestre se dentro do nosso coração temos o que Ele tinha, se temos o seu Espírito, Espírito de amor. Trabalhemos para nos abrir totalmente ao seu Espírito e para nos deixar tocar e possuir completamente por Ele. E isso sem pensar em ser “exaltados”, sem pensar em nós mesmos, mas somente nele. «Mesmo que não existisse o céu, eu te amaria; mesmo que não existisse o inferno, eu te temeria; igual como te quero, te quereria».
 
Orai sem cessar: “Revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (1Ped 5,5).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler

LOJA VIRTUAL

(Clique na imagem para acessar)

fechar
Comece a digitar para ver as postagens que está procurando.
Voltar Ao Topo