Reflexão do Evangelho01/02/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 01 de fevereiro (Mc 5,1-20): «O poderio de Jesus sobre a existência do mal»
Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido preso com grilhões e com correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém conseguia dominá-lo. Dia e noite andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. Ao ver Jesus, de longe, o homem correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: «Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!». Jesus, porém, disse-lhe: «Espírito impuro, sai deste homem!»- E perguntou-lhe: «Qual é o teu nome?» Ele respondeu: «Legião é meu nome, pois somos muitos». E suplicava-lhe para que não o expulsasse daquela região. Entretanto estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. Os espíritos impuros suplicaram então: «Manda-nos entrar nos porcos». Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no mar e foram se afogando. Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia na cidade e no campo. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. Chegaram onde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele que tivera a Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicavam-lhes o que havia acontecido com o possesso e com os porcos. Então, suplicaram a Jesus para que fosse embora do território deles. Enquanto Jesus entrava no barco, o homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: «Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti». O homem foi embora e começou a anunciar, na Decápole, tudo quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
 
COMENTÁRIO: A quem você quer servir? Os milagres de Cristo, como nos ensina Santo Tomás de Aquino, tinham por finalidade ser prova e argumento da fé que Ele nos veio ensinar (cf. S. Th. III, q. 44, a. 1). Ora, um dos pontos centrais dessa fé é a divindade de Jesus e, portanto, o senhorio que Ele tem direito de exercer sobre todos nós. Até os demônios obedecem ao seu império, demonstrando deste modo que Cristo é o único Senhor, cujo domínio sobre os homens, diferentemente do de Satanás, não é opressivo e escravizante, mas libertador. Servi-lo, com efeito, é reinar, de maneira que, nas palavras de S. Catarina de Sena, quanto maior for nossa submissão a Deus, maior será a nossa liberdade. Quem, ao contrário, se submete ao diabo, torna-se escravo do reino da morte, representado pelo cemitério entre cujas covas vivia o endemoniado, de comportamento tão autodestrutivo, de que nos fala o Evangelho de hoje. A nós, criaturas tão impotentes e feitas do nada, só nos cabe escolher a quem nós vamos sujeitar: se ao diabo, déspota infernal, ou se a Jesus, nosso libertador. Que Maria Santíssima, humilde escrava do Senhor, conceda-nos hoje a graça de nos arrependermos de nossa rebeldia e, voltando à casa do Pai como outros filhos pródigos, nos entregarmos por inteiro como servos de amor Àquele que é o nosso tudo, o nosso verdadeiro Rei e Senhor.
 
Nesta vida, dois caminhos nos estão abertos: ceder ao império de Satanás, tornando-nos escravos da morte, ou submeter-nos ao império de Jesus, nosso Senhor, como servos de amor.
Tenha uma abençoada semana!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler