Cada minuto é precioso. (Como está seu tempo?) – 28/05/2023

Vida corrida, o tempo passa muito depressa e nem conseguimos fazer tudo que nos propomos a fazer em um dia!

Mas o tempo gasto é para qual finalidade? Você já se perguntou sobre isso?

São Bernardo dizia: “Todo o tempo que não usamos para Deus é perdido”. 

Por isso, São Luiz Gonzaga, como tantos outros santos, se propôs de perguntar-se antes de cada ação: “A que me serve para a eternidade?” E refletindo profundamente, compreendeu bem como valia a pena renunciar a posse de um principado e a um futuro de glórias terrenas para se consagrar inteiramente a Jesus e a aquisição da Glória Eterna, consumindo-se de amor por Deus e pelo próximo. 

Santo Afonso Maria de Ligório obrigou-se com um voto especial: o de não perder um átomo de tempo! E o observava com um heroísmo que comovia.

Na Terra Deus me dá o tempo para me salvar e me santificar. “Ele nos quer todos salvos”. (ITim 2,4), quer a nossa “Santificação” (ITs 4,3) e nos dá a possibilidade através do arco de tempo estabelecido para a nossa vida terrena. O arco do tempo pode ser mais ou menos longo. 

São Domingos Sávio se santificou vivendo somente 15 anos. Santo Afonso Maria de Ligório, vivendo 91 anos. A medida do tempo está nas mãos de Deus, “patrão da vida e da morte” (Sb 16,13). 

Nós devemos só utilizar o nosso tempo segundo a finalidade para a qual Deus nos criou, ou seja: “para conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo nesta vida e depois adorá-Lo no Paraíso”, segundo o catecismo de S. Pio X. Isto significa: “Operar o bem enquanto tivermos tempo”. Como recomendava S. Paulo (Gl 6,10).

Tudo me deve servir pra conseguir o gozo eterno do Paraíso que consiste na visão beatífica de Deus. Se assim não for, se trabalha inutilmente, perdendo incalculáveis méritos e energias.

“A um velho eremita, um dia, perguntaram a idade. “Tenho 50 anos”, respondeu. ”Não é possível! – respondeu o visitante – Tens, certamente, mais de 70.”. “É verdade – respondeu – A minha idade seria 75, mas os primeiros 25 eu não conto, pois passei longe de Deus”.

Diante destas afirmações, vem a grande preocupação: como viver assim? Como aproveitar cada minuto com Deus?”.

Cada minuto é precioso para nossa salvação e para isso devemos determinar em nossa vida “tudo com Deus, nada sem Ele, dizer sempre em nosso diálogo com Deus, não me deixe ir um minuto além, se não for da tua vontade”.

“O santo desapego consiste em amar a Deus acima de tudo e de todos” (Santo Padre Pio de Pietrelcina).

Nas pequenas coisas ser fiel, oferecer todo nosso viver a Deus. Não tenha pressa, de tudo e em tudo faça seu exame de consciência, o que Deus faria nessa situação?

Deus não se apressa conosco, pois Ele sabe o exato momento para as coisas acontecerem em nossa vida.

As vezes somos imediatistas e queremos que as coisas aconteçam antes da hora, mas Deus que sabe todas as coisas, e sabe o que é melhor para nós, nos dá no tempo certo. Muitas vezes quando queremos apressar as coisas, isso pode fazer com que a bênção se torne maldição.

É como plantar e querer colher antes do tempo certo, com certeza não colheremos bons frutos. Por isso, devemos ser prudentes, não sermos precipitados, esperar o tempo de Deus. Ele, como Pai Misericordioso, cuida de seus filhos, muito mais do que da terra seca, da mangueira, da figueira, por que somos Seus filhos.

“Há tempo para todas as coisas debaixo do céu (Eclesiastes 3,1)

Busquemos o Senhor a todo o tempo, vivamos na graça da Misericórdia, Jesus está conosco e nos dá seu amor, seu perdão! 

Jesus revelou a Santa Faustina que é agora, nesta vida, o tempo da misericórdia; depois, quando terminar a nossa peregrinação terrena, virá o tempo da justiça. Jesus disse-lhe “Faustina, eu terei a eternidade para fazer justiça; agora é o tempo da misericórdia”. (Artigo 1160)

“Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à glória numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso, JESUS não hesita em chamá-los seus irmãos” Hebreus 2,10-11.

“O Espírito Santo é para nós o que a luz é para o sol, o que a água é para o mar. Que seria do mar sem a água, o sol sem a luz?” (Beata Elena Guerra)

Assim é o Espírito Santo para nós! O que seria de nós sem o Espírito Santo?

Amemos acima de tudo o Espírito Santo, e nos consagremos a ELE, confiemos a Ele o tempo. Determine que o Espírito Santo seja o mestre do meu tempo, isso é dependência total e absoluta. Aleluia!!!

“Mas descerá sobre vós o ESPÍRITO SANTO e vos dará forças, e sereis minhas testemunhas, em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos dos Apóstolos 1,8).

Ser do Espírito Santo, é ser de Deus, é viver a FÉ com todas as consequências, é perder para ganhar, é morrer para viver.

Não basta ser diferente é preciso fazer a diferença.

Que de agora em diante nossa vida seja um eterno louvor a Deus de amor, de infinita misericórdia e de um perene PENTECOSTES! Amém!

Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Ironi Spuldaro 

Missão Há Poder de Deus

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler