Pare de se culpar! (O amor de Deus é maior que a nossa culpa!) – 11/06/2023

Já aconteceu de você se culpar e achar que poderia ser uma pessoa melhor, fazer algo melhor e até mesmo se culpar por não agir conforme você queria ou que a sociedade ou alguém espera de você?

A culpa é um sentimento cada vez mais presente na vida daqueles que buscam uma comunhão mais profunda com Deus!

Quando buscamos a Luz que é Jesus Cristo, toda a podridão do nosso pecado começa a aparecer, e o primeiro sentimento que nos vem é a culpa, a vergonha, a nudez. A Palavra de Deus nos diz: (Efésios 5,13-14) Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Is 26,19; 60,1)!

Não deixe que teus sentimentos de negatividade te dominem, acredite na palavra de Deus, Ele com seu amor infinito quer te libertar de toda culpa.

O sentimento de culpa surge do “fracasso” em relação a imagem que o superego projetou. Dessa forma, quando não atingimos o que nosso superego imaginou que seria, nós ficamos decepcionados conosco mesmos.

Como o sentimento de culpa afeta a sua vida? Ou você já viu alguém sofrer com isso, sem se libertar do passado?

Esse sentimento nos afeta muito, nos traz uma carga negativa capaz de fazer com que deixemos de acreditar em nós mesmos, em Deus…. e ao invés de lutar, acreditar e amar, passamos a lamentar e a nos julgar de maneira ferrenha.  Nos impede de aprender com o que julgamos errado e voltamos a fazer com que repitamos as mesmas coisas sempre!

A culpa pode virar uma doença real e levar à morte, se não à física, à morte espiritual, psíquica e moral. Ela mata sonhos, projetos, perspectivas… causando ressentimentos, frustações, depressão, ansiedade, pânico, câncer, doenças cardíacas!!!!!

Eu muitas vezes já chorei por um plano que não deu certo, mas sorri ao saber que aquilo que não deu certo aos meus olhos, era Deus fazendo dar certo o plano Dele em mim. Quando cultivamos sentimentos negativos, tudo se torna contra nós, até as coisas boas se tornam fardos. Vou aqui citar um exemplo: Se você está no deserto, se sentindo sozinho(a) e sem enxergar um futuro à sua frente, saiba que o próprio Deus te atraiu para este lugar.

Ele permite essa fase na sua vida, para que você fique a sós com Ele, porque Ele quer se revelar a você neste momento de deserto. Aproveite e se entregue nas mãos do Senhor, confie a Ele a sua vida, seus sonhos, projetos; e você verá a grande graça que é deixar-se conduzir pelo Senhor.

Sua culpa e solidão pode ser o lugar que Deus escolheu para lhe trazer grandes REVELAÇÕES. Para te fortalecer e te fazer vencedor em todas as batalhas.

Mas creia, Jesus nos deixa um antídoto: “Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento” (Ef 4,26). Aplica-se tanto no perdão para com o outro, como perdão para consigo mesmo.

Perdão é divino, é presente que vem com recomendação: não reter, espalhar o perdão. Jesus explica com clareza: “70 vezes 7” é o número das vezes que devemos perdoar a cada dia (Mt 18,22). 

Eu bem creio que essa seja a média de vezes que Ele nos perdoa a cada dia, e por isso nos orienta. Devemos perdoar sempre e muitas vezes, pois a medida do nosso perdão, é a mesma medida que Deus usará para nos perdoar. Quando perdoamos a culpa desaparece, os sentimentos de fracasso deixarão de existir, com isso voltamos a amar, confiar e viver os sonhos de Deus na nossa vida.

Senhor, rico em misericórdia, que primeiro nos deu o seu perdão, nos ensine a perdoar, a sermos: Lentos para a cólera e rápidos para a misericórdia” (Sl 103,8-9).

Ore comigo: Senhor, eu Te peço que, nesta oportunidade que agora se revela, eu possa fazer essa experiência profunda de perdoar a mim mesmo, quero perdoar e amar a mim mesmo. Te peço, Senhor, perdoa-me! Dá-me a coragem de buscar, de receber seu perdão e verdadeiramente crer em sua infinita misericórdia, afastando qualquer sentimento de culpa que possa estar prejudicando meu relacionamento contigo. Amém

Neste tempo de tantas ações do mal, para roubar nossa esperança, nos fazer sentir o vazio, a culpa, o medo…pare! Se Deus permitiu tudo isso, é porque existe  algo que Jesus quer fazer nessa geração, mas é muito além de um toque, um arrepio, de um sentimento.

É muito além de algo assim…

Jesus quer tratar a nossa alma Ele quer retirar cicatrizes que nem lembrávamos que existia. Jesus quer nos curar por completo, e essa cura, ela não é uma cura que vai demorar para acontecer. 

É algo que Ele tem separado hoje para cada um de nós, para que isso aconteça, nosso coração tem que estar aberto, livre de todos os sentimentos de culpa, de negatividade, de inferioridade. Ninguém é curado, se não pedir por cura… Ninguém é tocado, se não pedir por toque.

Em Deus eu te desafio agora, peça, clame, ore com fé, Deus te escuta.  Não  aceite mais está opressão, este sentimento de culpa. Renuncie à tudo isso, abra espaço em você para o agir de Deus.

Na palavra de Deus é muito claro, …tenha fé acredite…tudo é possível ao que crê…qualquer coisa que pedir eu te darei, se pedir com fé…se creres verás a glória de Deus.

Precisamos que a Fortaleza do Espírito Santo seja sempre nossa força. Que o Espírito Santo seja todo amor em nós.

2Cor 6,1-18 – “…pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, pela palavra da verdade, pelo poder de Deus;”

“…Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Lv 26,11s). 

“Peça a Deus que Ele faça tudo o que você não consegue fazer”. (Santo Padre Pio de Pietrelcina).

“…Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso” (Is 52,11; Jr 31,9). 

“O Espírito Santo vem convém a um Deus, que é ao mesmo tempo, poder, majestade e amor: Portanto com suavidade, com fortaleza e com glória” (Beata Elena Guerra).

Tua cura de toda a culpa, é hoje, é agora, tome posse da sua benção, você não está sozinho(a), nós e Deus te sustentamos na oração, na eucaristia, no rosário e na misericórdia.

Faça uma boa confissão esta semana, abraça espaço para o Espírito Santo realizar um Novo Pentecostes, ore com os seus, seja livre!

Veni Sancte Spiritus! Veni Lumen Cordium!

Ironi Spuldaro 

Missão Há Poder de Deus

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler