Reflexão do Evangelho 05/07/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 05 de julho (Mt 9,9-13): “Misericórdia eu quero, não sacrifícios”
Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: «Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?». Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores».

COMENTÁRIO: Amar os membros doentes de Cristo! «Ide aprender o que significa: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício”. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores». Ser misericordioso, inclinar o coração para todas as misérias, as do corpo e ainda mais as da alma; é que as doenças da alma são infinitamente mais graves do que todos os males do corpo, pois não são uma ameaça à vida e à felicidade dos membros de Cristo durante alguns anos, mas para toda a eternidade. Não devemos concentrar-nos em cuidar das ovelhas gordas, que estão limpas e são dóceis, abandonando as sarnosas ao seu triste destino, mas amar todos os homens por Deus, seu Pai e Salvador, dedicando especiais cuidados aos doentes e aos pecadores, porque eles precisam muito mais do que os outros. Jesus nos dá todo o seu corpo para o amarmos; todos os seus membros – sãos e doentes – merecem igual amor da nossa parte, pois todos eles são seus; e, se todos devem ser amados por igual, os doentes precisam dos nossos cuidados mil vezes mais do que os outros: antes de ungir os outros com perfumes, cuidemos dos que estão feridos, magoados, doentes, isto é, de todos os que têm necessidades no corpo ou na alma, sobretudo estes últimos, e sobretudo, sobretudo os pecadores. Podemos fazer bem a todos os homens sem exceção, com a nossa oração, a nossa penitência e a nossa própria santificação (São Charles de Foucauld, eremita e missionário no Saara).

Reflexão: «Jesus Cristo é a face visível da misericórdia do Pai. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o último e supremo ato pelo qual Deus vem ao nosso encontro» (Francisco)
Santo Antônio Maria, Zaccaria, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler