Reflexão do Evangelho 06/07/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 06 de julho (Mt 9,14-17) «Jesus não veio nos reformar, mas nos transformar»
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e perguntaram: «Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus discípulos não jejuam?». Jesus lhes respondeu: «Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam».

COMENTÁRIO: O esposo está com eles! O pecado de Adão foi comunicado a todo o gênero humano, a todos os seus filhos. Portanto, é necessário que também a justiça de Cristo seja comunicada a todo o gênero humano; tal como Adão, pelo pecado, fez que a sua descendência perdesse a vida, também Cristo, pela justiça, dará a vida aos seus filhos (cf Rom 5,19ss). Na plenitude dos tempos, Cristo recebeu de Maria uma alma e a nossa carne. Ele veio salvar esta carne: não a abandonou na morada dos mortos (cf Sl 15,10), mas uniu-a ao seu espírito e fê-la sua. São as núpcias do Senhor, a sua união a uma só carne, a fim de que, segundo «o grande mistério», sejam «dois numa só carne»: Cristo e a Igreja (Ef 5,31). O povo cristão nasceu destas núpcias, sobre as quais desceu o Espírito do Senhor. Essas sementes vindas do Céu dispersaram-se na substância da nossa alma e aí se misturaram. Desenvolvemo-nos então nas entranhas da nossa Mãe e, crescendo no seu seio, recebemos a vida em Cristo. É por isso que o apóstolo Paulo diz: «O primeiro homem, Adão, tornou-se uma alma vivente; o último Adão, um espírito que dá vida» (1Cor 15,45). É assim que Cristo gera filhos na Igreja através dos seus sacerdotes, como diz o mesmo apóstolo: «Fui eu que vos gerei em Cristo Jesus, por meio do Evangelho» (1Cor 4,15). Com efeito, pelo Espírito de Deus, Cristo faz nascer o homem novo, formado no seio de sua Mãe e trazido ao mundo na pia batismal pelas mãos do sacerdote, com a fé por testemunho. Temos, pois, de acreditar que podemos nascer e que é Cristo quem nos dá a vida. O apóstolo João o diz: «A todos quantos O receberam deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: àqueles que acreditam no seu nome» (Jo 1,12) – (São Paciano de Barcelona, bispo).

Orai sem cessar: “Sacrifício agradável a Deus é um espírito penitente; Deus não despreza um coração arrependido e humilhado” (Sl 50, 19).
Nossa Senhora do Silêncio e Santa Maria Goretti, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no Brasil e no mundo inteiro e pelos nossos irmãos da região Sul!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler