Reflexão do Evangelho 18/01/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 18 de janeiro (Mc 2,23-28): «O Filho do Homem é, também, Senhor do sábado!»
Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: «Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?». Ele respondeu: «Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!». E acrescentou: «O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado».
 
COMENTÁRIO: Sim, o sábado foi feito por causa do homem. Afinal, Deus não se cansa, não precisa repousar, não precisa do sábado. Os discípulos de Jesus estão simplesmente colhendo algumas espigas para matar a fome, em dia de sábado. Isso era permitido. Proibido era fazer colheita (passar a foice) na plantação alheia (Dt 23,25-26). Os fariseus, no entanto, usando de má intenção e tentando confundir o Mestre, acusam seus discípulos de violação da lei sabática. Porém, Jesus rebate a crítica dos fariseus mostrando que o grande líder deles, Davi, alimentou a si e seus companheiros com o pão sagrado, que era reservado somente aos sacerdotes. Isto é, Davi se permitiu agir acima da lei, para sanar uma necessidade legítima dele e dos companheiros. Jesus deixa claro que a lei existe para beneficiar o ser humano, revelando que Ele mesmo é maior do que Davi, que eles tanto prezavam. O “sétimo dia”, o shabbat, uma pausa após seis dias de trabalho foi dada ao homem pelo Criador para ritmar sua vida neste planeta, alternando o tempo de trabalho e o tempo de descanso, de culto e de ação de graças. Toda a Lei foi feita “por causa do homem”. Todo mandamento do Decálogo visa ao bem da pessoa humana, impedindo que seja roubada, assassinada, abandonada pelos filhos, fraudada ou dominada por falsos deuses. Onde a Lei é abolida (no regime socialista soviético, no regime nazista alemão ou no capitalismo selvagem), os homens são escravizados e impedidos de prestar culto a Deus. Sem a Lei de Deus, perdemos a liberdade. A Lei de Deus é o AMOR! Jesus está nos conscientizando a pôr o amor como lei essencial para as ações da nossa vida. Abramos os nossos olhos…
 
Orai sem cessar: «Os que viviam segundo a ordem das coisas antigas vieram à nova esperança, já não observam o sábado, mas o dia do Senhor, no qual a nossa vida é abençoada por Ele, pela sua morte e ressurreição» (Santo Inácio de Antioquia)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler