Reflexão do Evangelho 27/06/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 27 de junho (Mt 8,18-22): «Mestre, eu te seguirei aonde fores»
Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: «Mestre, eu te seguirei aonde fores». Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça». Um outro dos discípulos disse a Jesus: «Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai». Mas Jesus lhe respondeu: «Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos».

COMENTÁRIO: «O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». Deus é a Sua própria riqueza, porque é o bem infinito. Este Deus tão rico Se fez pobre ao tornar-Se homem, a fim de nos enriquecer a nós, miseráveis pecadores. É o ensinamento muito claro do apóstolo Paulo: «De tão rico que era, Jesus Se tornou pobre para vos tornar ricos pela Sua pobreza» (2Co 8,9). Como! Um Deus chegar ao ponto de Se tornar pobre? Com que intenção? Tentemos compreendê-la. Os bens terrenos não passam de terra e lama; mas esta lama cega de tal modo os homens, que eles deixam de discernir os verdadeiros bens. Antes da vinda de Jesus Cristo, o mundo estava repleto de trevas, porque cheio de pecados: «Toda a carne havia pervertido a sua conduta» (Gn 6,12). Ou seja: os homens tinham obscurecido em si a lei natural gravada no seu espírito por Deus; viviam como animais, preocupados apenas em obter prazeres e bens terrenos, e totalmente indiferentes aos bens eternos. Foi por um efeito da misericórdia divina que o Filho de Deus veio dissipar essas profundas trevas: «Sobre aqueles que habitavam a região da sombra da morte, uma luz resplandeceu» (Is 9,1). Mas este divino mestre quis nos instruir não apenas pela palavra, mas também, e sobretudo, pelos exemplos da Sua vida. «A pobreza», afirma São Bernardo, «estava ausente do céu; encontrava-se apenas na Terra. Infelizmente o homem não conhecia o seu preço e, à partida, não a procurava. Para torná-la preciosa aos nossos olhos e digna de todos os nossos desejos, que fez o Filho de Deus? Desceu do céu à Terra e escolheu-a como companheira de toda a Sua vida» (Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja).

Orai sem cessar: «De tão rico que era, Jesus Se tornou pobre para vos tornar ricos pela Sua pobreza!» (2Cor 8,9)
São Cirilo de Alexandria, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler