Reflexão do Evangelho 30/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 30 de setembro (Lc 10,13-16): «Quem me despreza, despreza Àquele que me enviou»
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e sentando-se sobre a cinza. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada! Quem vos escuta, é a mim que está escutando; e quem vos despreza, é a mim que está desprezando; ora, quem me despreza, está desprezando aquele que me enviou».

COMENTÁRIO: A Igreja é chamada corpo de Cristo. Ela é agora o que era o Seu corpo material quando Ele estava visível na terra. Ela é o instrumento do Seu poder divino. É dela que nos devemos aproximar para obter d’Ele o bem. E quando alguém a insulta, Ele Se enche de cólera. Mas, a bem dizer, o que é a Igreja senão uma entidade humilde, que por vezes provoca o insulto e a impiedade nos homens que não vivem da fé? Ela é um «vaso de barro» (2Co 4,7). Sabemos que os melhores sacerdotes são imperfeitos, falíveis e estão sujeitos a más tendências como todos os seus irmãos. E, no entanto, foi sobre eles que Cristo, não falando apenas dos apóstolos, mas dos setenta discípulos (aos quais os ministros cristãos são seguramente iguais em termos de responsabilidades), disse: «Quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou». Além disso, Ele tornou os pobres, os fracos e os aflitos testemunhas e agentes da Sua presença. É natural que nós tenhamos a mesma tentação de os negligenciar e os tratar com irreverência. Os Seus discípulos neste mundo são o que Cristo era e, assim como a Sua condição obscura e fraca levava os homens a insultá-Lo e a maltratá-Lo, assim também as mesmas características das testemunhas da Sua presença levam os homens atuais a insultá-las. Por conseguinte, tanto agora como nos dias da Sua vida física, Cristo está neste mundo, mas não de forma ostensiva (Beato John Henry Newman)

Leia a Bíblia: “Ignorar as Escrituras é ignorar Jesus Cristo!” (S. Jerônimo)
São Jerônimo, que a sua paixão pelos textos sagrados nos incentive a aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler